sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

domingo, 23 de dezembro de 2018

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O mano JÚLIO


Pan.

"Júlio Maria dos Reis Pereira, ou Julio como artista plástico e Saúl Dias como poeta, (Vila do Conde, 1902 — 1983), foi um pintor, ilustrador e poeta português.

Ao longo da década de 1920 trabalha no grafismo e ilustração de obras do seu irmão, José Régio, bem como da Presença, de que é dos principais colaboradores. Terá ainda colaboração noutras revistas, ..." (ler+)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

sábado, 8 de dezembro de 2018

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

sábado, 1 de dezembro de 2018

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O MAIS TRISTE FADO

ACap.

Mas é a voz de António Menano que continua a ouvir-se n' "O mais triste fado", uma letra do distinto poeta do Fado, Fernando Teles, vestida com uma música do mago da guitarra, Armandinho.

domingo, 18 de novembro de 2018

OS POLÍTICOS

ACap.

Um texto que dá que pensar...


quinta-feira, 8 de novembro de 2018

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

GAMA PINTO

O A.Maria

"O Instituto Gama Pinto é o único Instituto de Oftalmologia público existente no país e a sua criação remonta ao século XIX, nos reinados de D. Luiz e D. Carlos I.
A Missão do Gama Pinto é prestar serviços de saúde de qualidade no âmbito da Oftalmologia, constituindo-se como uma referência técnica e científica nos cuidados que proporciona e nos campos da formação e da investigação. ..." (ler+)

sábado, 3 de novembro de 2018

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Os rochedos


GCF

"... Manuel Augusto de Amaral, por sua vez, deriva a sua poesia do lirismo sentimental de João de Deus - com, a espaços, alguma reflexão filosófica à Antero - e cai, de vez em quando, na eloquência alexandrina de Junqueiro; mas é do povo, «o mais antigo / e verdadeiro / Poeta da Humanidade», que se confessa discípulo e de quem segue o rasto lírico em vários volumes de cantigas, onde há «versos que o povo bem podia cantar como seus», no dizer de Pascoaes. ..." (ler+)


"... Domingos Rebelo, nasceu em Ponta Delgada a 3 de Dezembro de 1891, filho de José Eduardo Rebelo, guarda fiscal, e de Georgina Augusta Pereira Rebelo. De posses modestas e quatro filhos, a família Rebelo atribuía grande importância à vida familiar e à actividade religiosa, aspectos que seriam marcantes tanto na vida como na obra do pintor.

A família Rebelo valorizava a educação dos filhos, ..." (ler+) - (retrato)


domingo, 28 de outubro de 2018

Parada e Chegança

Doidona por carros antigos!
Hoje, na Av. da Liberdade, não fora o ventão, tarde quase perfeita.
Olha, algumas das preciosidades que fotografei




















Lindões, não?

A C.M.L. também se fez representar e muito bem, olha lá!



Isto, de facto, não há nada como a patine!... A classe dos clássicos, é o que é.
Uma categoria! 
Enfim, de regresso a casa, apanhei o meu velho Metro, logo ali abaixo, nos Restauradores, onde, à entrada, dei de caras com um belo dum painel em azulejo -  "A Chegança" - logo hoje, mesmo a propósito, num dia tão importante para o Brasil...



Por esta e por outras é que continuo a preferir andar de T.P., embora, admito, seja mesmo doidona por carros antigos! :)