sexta-feira, 30 de abril de 2010

Beneficência da Freguesia de S. Mamede

Foto Dias dos Reis - http://www.pbase.com/diasdosreis

Estas são da minha lavra

Edifício - 1914

Legado de Júlio Henrique de Seixas e doutros beneméritos

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Casa Ventura Terra

Prémio Valmor 1903, este edifício, classificado como Imóvel de Interesse Público em 1999, situa-se na R. Alexandre Herculano, 57; foi legado pelo seu proprietário, o arquitecto Miguel Ventura Terra, às Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto, devendo o rendimento reverter a favor de estudantes pobres das duas escolas "que mostrem decidida vocação para as Belas Artes" o que, parece, não está a ser cumprido...

http://dited.bn.pt/29715/727/1129.pdf

http://cds-pp-lisboa.blogspot.com/2010/04/aml-cds-quer-salvaguardar-casa-ventura.html

segunda-feira, 26 de abril de 2010

AUTO-PALACE

Há automóveis que não são uns quaisquer...
Têm garagem apalaçada, como esta que se pode observar de perto na Av. Alexandre Herculano, um edifício mandado construir em 1906 por Guilherme Francisco Baracho, classificado como Imóvel de Interesse Público.

domingo, 25 de abril de 2010

Capela e Miradouro de Stº Amaro

Situada na Calçada de Santo Amaro, a Capela, que leva o nome daquele Santo, é um pequeno templo, de planta redonda, fundado em 1549, Monumento Nacional desde 1910.
Tornou-se famosa pela Romaria de Santo Amaro, uma das mais apreciadas na cidade de Lisboa, que decorria a 15 de Janeiro, tendo a última sido realizada em 1911. Este pequeno templo tem, em redor, um amplo átrio semicircular, em estilo Renascentista, que terá sido projectada por Diogo de Torralva, um dos muito conceituados arquitectos do século XVI. O átrio está revestido por um notável conjunto de azulejos polícromos tardo-maneiristas alusivos a Santo Amaro, destacando-se também três portões de ferro forjado do século XVIII, bem como todo o conjunto formado pelo adro e escadaria.
Durante alguns anos a Capela ficou abandonada e foi saqueada, chegando a servir de carvoaria, tendo, em 1927, sido entregue à Irmandade do Santíssimo Sacramento, e no ano seguinte o espaço foi reabilitado para o culto.