I.P.
Com esta Canção de Eugénio de Castro, a todos desejo SANTO e FELIZ NATAL.terça-feira, 21 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
OS PAINÉIS DE AZULEJO DA INFANTE SANTO
Os painéis de azulejos da Av. Infante Santo, há mais de 6 anos que esperam reparação, continuando a ser feito o selvático levantamento que as fotos patenteiam e a verificar-se a degradação do espaço envolvente que apenas o desleixo e e má gestão dos responsáveis permitem. Por certo não lhes importará, aos responsáveis por este pelouro, que esses painéis de azulejos sejam da autoria de grandes nomes das artes portuguesas - Júlio Pomar, Alice Jorge, Sá Nogueira, Carlos Botelho... ou então, uma vez que a restauração do painel assinado por Maria Keil levou cerca de 3 anos e, logo de seguida, foi vandalizado, repensaram a situação e, para calar o pagode, continuam eles a dizer que estão a fazer o levantamento da situação, que continuamente piora, já que permite que outros continuem a fazer outra espécie de levantamento... Outros blogues já falaram desta tão lamentável situação, de que eu nem falaria se não tivesse por lá passado e ficado, eu e a minha objectiva, tão indignada com o que vi... é que, para meu sossego, resolvi de há tempos a esta parte, fingir que ignoro que trabalhei todos estes anos para construir um país melhor e, a final, a Alice desse imaginário País das Maravilhas que sonhei vive num país entregue à bicharada que pouco mais ou menos se assemelha ao do Ali Baba e os 40 ladrões...
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Rua dos CEGOS
I.P.
Parece que o registo de azulejos seiscentista já lá estaria antes de 1930... se bem percebi!...
"Numa casa de ressalto quinhentista, rara na Lisboa pós terramoto, encontra-se aplicado a cópia de um registo de azulejos seiscentista, realizada por volta de 1930. Trata-se de uma peça policroma, sobre fundo branco, tendo representada uma custódia (alusão à Eucaristia), ladeada por dois anjos. O exemplar original pode ter constituído o elemento central de um frontal de altar reaproveitado, sendo paradigmático a passagem da peça, do espaço sagrado para o espaço profano. Os painéis daquela centúria são geralmente pintados por artesãos sem escola, tendo os desenhos contornos a manganês. Apesar da figuração ser ingénua, o cromatismo vincado destas composições torna-as bastante expressivas. Geralmente estes registos integram molduras simples e geometrizantes." Museu da Cidade
domingo, 5 de dezembro de 2010
MIGUEL BOMBARDA
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Palacete Ribeiro da Cunha
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Os Bragança e o "Pacto de Dover"
I.P.