sexta-feira, 25 de junho de 2021

MÉTODO CASTILHO


I.P.




"Como antipatizamos com o Acordo Ortográfico (AO90), mas gostamos da discussão em seu redor, e na tentativa de confundir ainda mais educadores e educandos desta era, resolvemos trazer de novo à luz do dia o Método de Leitura de António Feliciano Castilho. ..." (ver+)

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Visconde de VILLA-MOURA, o Isolado

 

D.L.24

(Ler o livro aqui)

"Decadentista convicto, [o Visconde de Vila-Moura] surpreendia-se quando lhe chamavam romântico: Eu fui, algures, apodado de romântico, eu que ousei um dos mais estranhos e difíceis capítulos da vida humana; a loucura sensual na Nova Safo. […]

Maria Peregrina, a Nova Safo do romance, tenta argumentar e defender a sua razão sensual de existir, a sexualidade extravagante que é conflito dolorosíssimo entre o instinto próprio e a mesquinhez alheia, esse conflito que não resulta da acuidade da inteligência, mas de um mistério emocional; fá-lo sobretudo na longa Elegia da Morte que conclui o livro. Maria Peregrina permite-se conceder a si própria o direito a toda a perversão, se perversão é amar a parte bela da matéria. E não se trata de uma atitude onde não caiba Deus: Creio no Deus de todos os cultos, embora aborreça a liturgia que o oculta.
..."  (daqui)

D.L.35