terça-feira, 25 de junho de 2024

Canção da "alfacinha"

 

D.L.

"Patrocínio Ribeiro (Ericeira, 9 de julho de 1882 - Lisboa, 2 de dezembro de 1923), também conhecido por José do Patrocínio Ribeiro, foi um escritor e intelectual que colaborou em vários periódicos (nacionais e regionais) e escreveu diversas obras de carácter literário e historiográfico, tendo também deixado alguns textos inéditos (hoje, infelizmente, irremediavelmente perdidos). ... (ler+)

quinta-feira, 20 de junho de 2024

ANTÓNIO FEIJÓ

 "O Fado tem tal encanto,

Que é diverso em cada hora...

Suspira, guitarra, chora!

Cada hora tem seu pranto..."


D.L.26




"ANTÓNIO FEIJÓ (1859 - 1917)
Diplomata. Um dos maiores poetas do seu tempo.

António Joaquim de Castro Feijó nasceu na vila de Ponte de Lima em 1 de junho de 1859, na rua de Santo António[1]. Era filho de José Agostinho de Castro e Sousa Correia Feijó e de sua mulher D. Joana do Nascimento Malheiro Pereira de Lima e Sampaio.

Depois dos estudos preparatórios em Ponte de Lima e em Braga, em 1877 matriculou-se em Direito na Universidade de Coimbra, formação que concluiu em 1882. Terminado o curso, exerceu temporariamente a advocacia, mas depressa abandonou a profissão, para que não se sentia vocacionado, em favor da carreira diplomática. ... (ler+)

D.L.27

D.L.38

Pálida e Loira

Morreu. Deitada num caixão estreito,

pálida e loira, muito loira e fria,

o seu lábio tristíssimo sorria

como num sonho virginal desfeito.


Lírio que murcha ao despontar do dia,

foi descansar no derradeiro leito,

as mãos de neve erguidas, sobre o peito,

pálida e loira, muito loira e fria.


Tinha a cor da raínha das baladas

e das monjas antigas maceradas

no pequenino esquife em que dormia.


Levou-a a morte em sua garra adunca,

e eu nunca mais pude esquecê-la, nunca!

pálida e loira, muito loira e fria.

                      Líricas e Bucólicas, 1884

segunda-feira, 10 de junho de 2024

A Casa de Camões

 





D.L.

" Manuela Saraiva de Azevedo ComL • ComM • ComIP (Lisboa, 31 de agosto de 1911 – Lisboa, 10 de fevereiro de 2017) foi uma jornalista e escritora portuguesa, tendo sido a primeira jornalista mulher a ter carteira profissional em Portugal. 
...

Fundou, em 1977, a Associação para a Reconstrução e Instalação da Casa-Memória de Camões em Constância, actualmente designada Associação Casa-Memória de Camões em Constância, da qual foi presidente até ao limite das suas forças e ... " (ler+)


segunda-feira, 3 de junho de 2024

Álvaro Pires d´Évora, Pintou





D.L.22

"Exposição “Alvaro Pirez d’Évora: Um pintor português em Itália nas vésperas do Renascimento”
Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga (20 nov. 2019 – 15 mar. 2020)

... Álvaro Pirez é o é o mais antigo pintor nascido em Portugal, mas os dados da sua biografia são fragmentados. Não há registos de atividade em Portugal, embora seja referido como o primeiro pintor português, a quem podemos é possível atribuir nome e obra. Está documentado entre 1410 e 1434, na região italiana da Toscana, em cidades como Pisa, Luca, Prato e Volterra, onde trabalhou. Num painel do retábulo da igreja de Santa Croce, em Fossabanda, Pisa, deixou a assinatura “ALVARO PIREZ DEVORA PINTOV”, a única em português. ..." (ler+)