quarta-feira, 17 de março de 2010

Relíquias...

... no Museu da Cidade.

2 comentários:

  1. Diz-se que o Palácio Pimenta foi construído por D. João V para a sua amante Madre Paula, uma freira do convento de Odivelas nas proximidades. A casa ficava no exterior da cidade. Hoje, ele enfrenta o intenso movimento de Campo Grande e uma ponte rodoviária. A casa mantém o seu charme original, e o Museu Da Cidade aqui teve casa em 1979,é para mim um dos mais interessantes de Lisboa. Este museu ilustra a evolução da cidade desde os tempos pré-históricos, através dos romanos, visigodos e mouros. Existe colecções de telhas, desenhos, pinturas, maquetes e documentos históricos. Os visitantes também podem descobrir as antigas salas do palácio e cozinha, decorada com painéis de azulejos que representam peixes, flores e animais selvagens. Peças de mobiliário de casa, pinturas e brinquedos da época. Uma colecção de cerâmica do século XVIII apresenta estatuetas, terrinas e pratos de porcelana da fábrica real de Rato.
    A cidade antes do grande terramoto é representada por objectos fascinantes, como uma maqueta muita detalhada da década de 1950, e pintura a óleo do século XVII de Dirk Stoop (1610-1686) mostrando o Terreiro do Paço.Uma sala é dedicada ao aqueduto das Águas Livres com planos detalhados para a sua construção, bem como gravuras e aguarelas da instalação concluída.
    O tema do assombro do terramoto que devastou Lisboa esta muito presente em representações da cidade tal como vários planos de reconstrução.
    O regresso para o século XX é feito com um grande cartaz celebrando a Revolução de 1910 e a proclamação da nova república. Outros objectos retratam a vida na cidade do século XX, como o quadro O Fado (1910) de José Malhôa.


    Na primeira foto podemos ver a estátua d'Eça de Queirós(1845-1900), erguida em 1903 e feita pelo escultor Teixeira Lopes. Remarquem a Musa pouco vestida e inspiradora do romancista ;).
    Existe uma réplica igual mas em bronze na Rua do Alecrim, perto da Praça do Chiado.

    Cumpts MLisboa.

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que a estátua esteja no melhor sítio... nota-se algum vandalismo e abandono no jardim do Museu... se calhar, problema de falta de verbas!...
    Cumpts, Fabio e obrigada por essa explicação tão detalhada.

    ResponderEliminar