quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"A Vida Sexual", de EGAS MONIZ

I.P. 1923

Descendente de Egas Moniz, António Caetano de Abreu Freire, nosso primeiro Nobel (e único até há bem pouco tempo) a quem se ficou a dever a leucotomia, muitas vezes indevidamente identificada com a polémica lobotomia, fica, na História, conhecido por esses seus históricos e honrados apelidos, que não teria, não fora a insistência de seu tio e padrinho Caetano Sá Freire.
Esta sua muito polémica obra "A vida sexual", editada em 1913, que em 1923 alcançava a 5ª edição e em 1933 a 19ª, por certo um ainda maior êxito obteria se, com o governo de Salazar, a sua aquisição não dependesse de receita médica... :-) Fica por dizer onde se poderia adquirir, se na Farmácia, se na Livraria, se em ambos os locais; mas que seria desagradável ir aviar uma tal receita, lá isso!...

Serões 1905

3 comentários:

  1. Bom dia.
    Gostaria de saber, se possível, qual o órgão de imprensa (I.P) e dia e mês da publicação da notícia reproduzida. Será possível?
    Diz, também, que o livro era vendido por receita médica. Poderia fazer o favor de me indicar a fonte.

    Parabéns pelo seu blogue.

    Manuel Correia
    manuel.es.correia@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Parabenizo em primeiro lugar o seu trabalho aqui. Gostaria também de saber, por favor, a fonte da notícia publicada sobre a obra "A Vida Sexual".
    Muito obrigada,
    Eliza Toledo:
    lizttoledo@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, tenho esse livro e muitos outros também raros, alguém me poderá ajudar a ter uma ideia da sua raridade e do seu valor ?
    Obrigado
    lmiguelroxo@gmail.com

    ResponderEliminar