segunda-feira, 11 de março de 2013

ALBINO FORJAZ DE SAMPAIO


D.L.

Albino Forjaz de Sampaio, autor de vários livros em verso e prosa, faleceu há 64 anos. Nascido a 19 de Janeiro de 1884, em 1905, com 21 anos, publica "Palavras Cínicas", um dos livros mais odiados de sempre e considerado como "um dos mais perversos monstros morais do (...) tempo". 
De facto, embora a Humanidade não fique muito bem no retrato que Albino pintou, apenas a imensa hipocrisia em que vivemos mergulhados ou uma enorme inconsciência da existência não nos deixe admitir essa imagem que Albino Forjaz de Sampaio se atreveu a fazer-nos ver nesse espelho.  Quem nunca se interrogou acerca dessa verdade, que o povo também diz, que a vida é boa apenas para os piores de nós?!... De resto, estamos num tempo em que nem é necessário procurar disso exemplo para encontrar... Todos os dias temos notícias de malandros a quem nada acontece e de gente de bem a passar enormes privações...

"Vi que a vida era má e escrevi estas cartas.
Se as leres no meio dum festim  as porás de parte com enfado, mas buscarás nelas consolação quando o mundo te fizer chorar"

Sem comentários:

Enviar um comentário