quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Olh'ó Parque Mayer!

Até 11 de Outubro, há espectáculos vários de comédia, música, dança, fado, no Parque Mayer, que apresenta esse visual que as fotos documentam- painéis artísticos e invocativos de antigos êxitos a tentar tapar a ruína em que se encontra este espaço de antigas glórias...
Será que, finalmente, este local histórico da Cultura Nacional vai ser reerguido? Esperemos que sim!
Não se pense, porém, que os problemas com e no Parque são de agora; não! é situação que se vem arrastando há anos e que, obviamente, se tem vindo a agravar, tendo-se chegado a um estado quase insustentável, eu diria, tanto como o é a "leveza do ser"...
Dessa situação problemática já o fado "Velhinho Parque Mayer" nos fala, pela voz de Alice Maria
Vá, vá ao Parque! Eu vou...

13 comentários:

  1. Sempre que regresso a Lisboa, vou a este lugar que encerra momentos do meu passado. O meu pai costumava trabalhar no Teatro Capitolio e eu costumava ir as tardes infantis, de borla. :)
    Gosto muito da revista portuguesa e tenho pena de ver este espaço arruinado e abandonado. Mas tenho a dizer que a Companhia do Maria Vitoria tem dado uma esplendida continuidade a este genero esquecido por muitos. Aplaudo o trabalho destes artistas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é triste ver-se, ao longo do tempo, este local incontornável da cultura portuguesa chegar a este nível de degradação. Custa-me muito ver o cine-teatro, projectado pelo meu querido arquitecto Cristino da Silva, ter chegado ao estado em que chegou. Ainda o Capitólio está todo podre e querem já mudar-lhe o nome, em vez de se preocuparem com o que é realmente importante. Agora veio a onda do Parque Mayer, fica toda a gente de repente muito interessada; depois, é a onda do Fado, já toda a gente de repente adora o fado. No fim, tudo é esquecido, passa a moda e volta tudo à mesma podridão, os artistas esquecidos e os fadistas reduzidos aos nomes do costume.
    TiMB

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo seu comentário, Julieta. De facto, a Companhia do Mª Vitória merece o nosso aplauso, como bravos resistentes que são, pugnando pela preservação e continuidade do Parque Mayer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. TiMB
    Tem mtª razão no que diz. É inadmissível ter-se deixado chegar aquele local cheio de História ao estado de degradação a que chegou! É triste valorizar-se o secundário e esquecer-se o fundamental!...
    A grande questão é esta: -o que é que nos aconteceu?!.......

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal, de referenciar que o Parque Mayer, vai ser totalmente renovado e reconstruído, para dar uma nova vida a esse local priveligiado da cultura portuguesa.

    O Capitólio vai ser totalmente renovado, e a sua traça arquitectónica respeitada, podem ver o projecto de renovação neste WEBSITE:

    www.lx-projectos.blogspot.com

    Na parte direita desse website tem uma coluna com nomes de projectos.
    Na parte aonde está escrito EQUIPAMENTOS, tem alguns dos planos do Capitólio-Parque Mayer. Convido-vos a lá ir.

    E a volta do Capitólio o Parque, vai ser totalmente reconstruído, com o projecto vencedor do concurso da CML, dos arquitectos Aires Mateus.

    Graças a estas intervenções, o Parque vai novamente ser um lugar de eleição da nossa bonita cidade de Lisboa.

    ResponderEliminar
  6. Projectos já há...
    Avance a obra!
    Abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que as obras de renovação do Capitólio já começaram.

    Mas os planos dos Aires Mateus para a zona ainda não, acho que os arquitectos andam a estudar ainda o projecto. Mas bom, quando esse mesmo projecto foi apresentado já deveria estar tudo estudado, é de se arrancar os cabelos, como você disse projectos já há, que avance a obra caramba ;-)LOL.

    ResponderEliminar
  8. Hum!... não vi por lá quaisquer sinais disso!...

    ResponderEliminar
  9. Eles disseram que era neste pricípio de mês que as obras de restauração do Capitólio começavam, mas bom estamos em Portugal, as datas nunca são respeitadas.

    Um dos belos exemplos é a Casa da Música no Porto, era para ficar acabada em 2001 quando o Porto era capital europeia da cultura, e só foi acabada em 2008, uma vergonha que espero não seja repetido em Lisboa, a ver vamos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Olá MLisboa, era só para referir a um erro meu.

    Disse mais a cima que a Casa da Música foi inaugurada em 2008, mas não foi nessa data, foi precisamente no 14 de Avril de 2005.
    Mesmo assim foi demorada a inauguração, espero que neste caso não seija igual.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado fábio pelo sítio internet dos projectos de lisboa.

    ResponderEliminar
  12. Um espaço de entretenimento e cultura como o Parque Mayer não pode acabar no lixo. Está fortemente enraizado na nossa cultura e tradição. Quantas figuras e peças por aqui passaram! Precisa ser limpo e ressuscitado e merecia ter aí um museu para dar a conhecer a sua história.

    ResponderEliminar