segunda-feira, 5 de outubro de 2009

HOSPITAL REAL DE TODOS OS SANTOS / HOSPITAL DE S. JOSÉ

Hospital REAL de Todos os Santos

8 comentários:

  1. Esse hospital é mesmo belo, olhem só para aquele portal e azulejos O.O , o que me faz pena é mesmo aquele horrível terramoto de terra de 1755. Imaginem só as riquezas perdidas com esse feito.

    Uma dessas riquezas,o antigo hospital de todos os santos, deveria ser de toda beleza, sobretudo sua igreja que era de estilo manuelino e que foi construída por planos de Diogo Boitaca, um grande arquitecto e grande mestre dessa arte, que foi um dos grandes arquitectos que fizeram obra no Mosteiro dos Jerónimos.

    Aquela imagem do portal MLisboa deixou-me babado, obrigado pelos websites. Aqui fica outro:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital_Real_de_Todos_os_Santos


    MLisboa, aqui fica um website sobre o gabinete de arquitectura que venceu o concurso para o novo hospital de todos os santos de Lisboa:


    http://www.saraivaeassociados.com/


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Sobre a bandeira monarquica :)))) aqui fica outros sites interessantes:


    conjuradosxxi.blogspot.com

    www.centenariodarepublica.org

    www.regicidio.org

    www.somosportugueses.com

    www.centenario-republica.blogspot.com

    31daarmada.blogs.sapo.pt


    Boa leitura ;) :))))).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Que grande LOL tive agora ao ler um erro meu mais em cima, "terramoto de terra"LOOOOOOOOOOOOL, desculpem-me pelo feito :))))))).

    ResponderEliminar
  4. Quando se vai ao Hospital, nem sempre a disposição será a melhor para desfrutar de todas essas obras de arte de que aqui se mostra apenas uma pequena parte; mas valeria a pena uma visita, só para ver os azulejos e a capela, magnífica!
    Obrigada pelos endereços, que dão sp imenso jeito.
    Cumprmts

    ResponderEliminar
  5. Lamento, mas este não é o "Hospital de Todos os Santos".
    Foi destruído pelo terramoto de 1755, e em seu lugar, mais tarde, construido este, o de S.José, bem perto do local onde o outro se encontrava.

    ResponderEliminar
  6. Em bom rigor, assim é, José Quintela, mas estão aí os endereços dos sítios onde se explica em pormenor essa questão.
    Obrigada pelo coment.

    ResponderEliminar
  7. Sem querer levantar polémica, pois tudo o que se publica ou "posta" na Internet é livre de opinião. Mas devemos, pelo menos ser um pouco rigorosos.
    Sei também que muitas fontes estão imprecisas e de pessoa para pessoa ou seja de Blogue para Blogue ela vai parecendo verdadeira.
    Acontece que as pessoas que se dedicam à historiografia procuram não a afirmação mas sim arranjar uma alternativa para não confirmar quando não se consegue identificar ou confirmar a situação.
    Acontece que eu só conheço um «HOSPITAL REAL DE TODOS-OS-SANTOS» o que estava instalado no «ROSSIO» e que foi destruído pelo Terramoto de 1755. Ainda à meses atrás li que iam voltar a colocar o nome de um novo Hospital de Todos-os-Santos a inaugurar em Lisboa.
    Quanto ao «HOSPITAL DE S.JOSÉ» era o Colégio de Santo Antão-o-Novo de 1578, onde depois do terramoto de 1755 se instalou no local com o nome de: «HOSPITAL REAL DE SÃO JOSÉ», possivelmente para colmatar a falta que fazia um bom e espaçoso hospital.
    Um abraço
    APS

    ResponderEliminar
  8. Tem toda a razão, APS, tal como o José Quintela, que já referira a imprecisão...
    Obrigada pelo comentário elucidativo. É bom ir levantando estes problemas!
    Um abraço

    ResponderEliminar