domingo, 6 de janeiro de 2013

NOVA LISBOA





D.L. 1951

Este ano, vou estar pouco disponível para blogar, mas, ao encontrar estas notícias da inauguração da cervejaria Nova Lisboa, que habitualmente frequento (e, que sei agora, nascida no meu ano, embora um pouco mais velha) não podia deixar de partilhar convosco esta curiosidade.  Um estabelecimento inaugurado a 18 de Fevereiro de 1951, que continua a ser um ícone do Bairro de Alvalade, embora, como todos sabemos, quem "faz" um restaurante ou uma cervejaria, enfim, qualquer estabelecimento de restauração, é a/o cozinheira/o, perdão, chefe, como ora sói dizer-se... 

8 comentários:

  1. A Nova Lisboa faz parte das minhas memórias e também das vivências actuais. Gostei de ver, um abraço,e continua... o que é isso de parares em 2013?!
    Um projecto novo?
    Conta, conta...
    hughs
    Eu

    ResponderEliminar
  2. Parar, não direi, mas abrandar, como mandam os tempos...
    Bj.
    O.

    ResponderEliminar
  3. Esta pastelaria, bem como a zona da av. da Igreja, faz parte do meu imaginário dos anos cinquenta, quando fui marçano numa mercearia da rua Dr. Gama Barros. Boas recordações e... bons tempos.

    ResponderEliminar
  4. A rua do Rest. "Mordomo"... não sei se já seria desse tempo, mas o "Alga" e o "Alfredo" eram, por certo... a mercearia é que não estou a ver onde ficava.

    ResponderEliminar
  5. Era no início da rua Dr. Gama Barros, quando desce, do lado direito. O prédio foi demolido e construiu-se um outro. Há alguns anos, no novo prédio, era um stand de automoveis. Curiosidade: A mercearia era propriedade do avô da jornalista Maria Flor Pedroso que, como é obvio, ainda não era nascida. Enfim, lembranças!

    ResponderEliminar
  6. Não me recordo da mercearia, mas, pela sua indicação, já sei onde se situava. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Fquei satisfeito por ter localizado o local. Lá trabalhei entre 1952 - 1955. Ali passava a Estrada das Amoreiras, que foi cortada pela Avenida de Roma e que vinha dos lados da Avenida João XXI. Também assisti à construção dos prédios das Avenidas Roma e EUA, bem como do Bairro de S.Miguel. De tempos a tempos, por lá passo, para alimentar a minha nostalgia.
    Os cumprimentos e peço desculpa pelos meus desabafos...
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  8. Vejo que conhece bem a zona, que viu nascer e crescer. Eu cheguei um pouco depois e, por isso, o seu testemunho, que agradeço, é-me ainda mais caro e enriquecedor.
    Cumprimentos
    O.

    ResponderEliminar