quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jardim Zoológico de Lisboa - PARABÉNS!

Inaugurado em 1884, no Parque de S. Sebastião da Pedreira, o Jardim Zoológico de Lisboa celebra hoje o seu 125º aniversário.
Em 1905 foram inauguradas as instalações da Quinta das Laranjeiras, a Sete Rios, onde actualmente se situa e, parece, irá continuar.
Hoje a entrada é grátis para todos os que também hoje fazem anos. Aproveite!
Vale sempre a pena a visita a este Zoo, um dos melhores do mundo. As crianças adoram.
É sempre uma experiência agradável que nos proporciona, na cidade, o contacto com os mais diversos animais, num belíssimo espaço verde.
No site do Zoo, com link nesta página, pode recolher mais informação.
PARABÉNS!
(Foto do Zoo de 1961)

6 comentários:

  1. Parabéns ao Zoo sim, além do aniversário que se comemora também devemos louvar com afinco a saúde que reina naquele espaço, agora renovado na maioria das "jaulas" (já quase inexistentes).
    Quanto às entradas livres... pois sim, apenas com dois adultos pagantes... constrangedor para quem já não é propriamente uma criança... mas paguei com gosto e voltarei a pagar dentro de pouco tempo!

    ResponderEliminar
  2. Este ZOO não é o mais grande da Europa, mas é o que tem as mais variadas espécies mundiais representadas. Um tesouro de Portugal, um bocadinho caro, mas também é preciso dar alimentos e tratamentos aos animais, quando se pensa nisso dasse o dinheiro com um sorriso;-)).

    ResponderEliminar
  3. Olá Emma
    Parece-me ser, como eu, uma apaixonada por animais; também gosto muito de ir ao Zoo e creio que todos os que lá trabalham e trabalharam estão de Parabéns... o espaço está melhorado e cada vez mais habitável para os animais que lá se encontram e que, embora em cativeiro, têm como contrapartida o bem estar e segurança que não teriam nos habitats próprios... embora este seja um ponto de vista um pouco antropomórfico, mas não tenho outro!...

    ResponderEliminar
  4. Fábio
    Não tenho a certeza, mas creio que o nosso Zoo terá sido o primeiro da Europa e tenho para mim que é o melhor, não sendo provavelmente o maior! Como diz, um "tesouro de Portugal" que deve ser preservado, até pela sua função didáctica, não só para os mais novos, como para os mais velhos.
    Uma visita sempre muito enriquecedora!

    ResponderEliminar
  5. Cara MLisboa,
    La vai aqui mais informação sobre este magnífico canto de Lisboa.

    O Jardim Zoológico de Lisboa foi inaugurado em 1884. Situa-se bem no centro da cidade e possui uma das melhores colecções zoológicas do mundo. As primeiras instalações situaram-se no Parque de São Sebastião da Pedreira, tendo transitado em 1894 imediatamente para norte, para os terrenos de Palhavã onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian.
    Em 1905, o jardim zoológico foi tranferido para a actual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios.

    O Jardim Zoológico reúne um conjunto de espécimes animais de todo o mundo, com cerca de 2000 animais de 332 espécimes diferentes, divididos da seguinte forma:

    - 114 mamiferos
    - 157 aves
    - 56 répteis
    - 5 anfíbios
    e ainda uma colecção de artrópodes((( animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rigidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos(insetos), aranhas(arachnida), caranguejos(crustáceos), centopéias(quilópodes) e embúas(diplópodes) ))).

    Foi no ano de 1882 que começou a ideia de criar um Jardim Zoológico na cidade de Lisboa. Nessa altura não existia nada do género na Peninsula Ibérica, um parque dedicado a flora e fauna exóticas do mundo. A ideia começou a reunir entusiastas que diziam ser um privilégio a nossa capital se encontrar a entrada da Europa e junto ao Continente Africano. Em Agosto desse ano já os jornais davam noticia de rumores da criação de tal parque.

    Foi o Dr. Van Der Laan, entusiastas e o propriatário do maior aviário de Portugal na época, com a ajuda dos Drs. Bento de Sousa, Sousa Martins e May Figueira os criadores da ideia de se formar uma sociédade zoológica e aclimação de animais e plantas como já existia em França e Holanda. Nos finais desse ano a equipa de entusiastas viajou pela Europa visitando os zoos das várias capitais da europeias, recolhendo assim conhecimentos e práticas importantes á criação de um zoo em Lisboa.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada por assim complementar este post evocativo dos 125 anos do ZOO de Lisboa!

    ResponderEliminar