sábado, 22 de agosto de 2009

Pela Av. da República

A merecer intervenção... pena perder-se essa maravilhosa fachada
Em recuperação... Boa!
Prémio Valmor 1923
Prémio Valmor 1913
Casa dos Viscondes de Valmor, actualmente Clube dos Empresários.
Prémio Valmor 1906.

6 comentários:

  1. Uma pessoa até se esquece de respirar ao observar tão magníficos edifícios. Prémios Valmor são a minha perdição e são o orgulho de Lisboa. Pena não serem todos tratados da mesma maneira. Na terceira foto vê-se muito bem os azulejos da janela nobre. Maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Creio que esta deve ser a zona - Av. República / Saldanha - que mais Prémios Valmor tem por m2, nem contando já com os que foram demolidos... mas, para além disso, tem outros belíssimos edifícios, não premiados, que seria "crime" perderem-se, como tentei ilustrar. De facto, tem razão a Comadre quando refere serem "orgulho de Lisboa".

    ResponderEliminar
  3. As duas primeiras são dum palacete vizinho do Clube de Empresários. O seu aspecto abandonado não augura nada de bom.
    A terceira é do nº 25. Em aparente bom estado esventraram-no para escritórios. Sabe Deus que ricos interiores teria. Seguraram-lhe a fachada talvez por causa das carrancas do barrete frísio que nela há. Ainda as hão-de achar a jeito para o centenário do 5 de Outubro, há-de ver... Vai a obra parada há mais dum mês; na certa andam à briga de mais andares, para ombrear com o mamarracho da esquina oposta.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Excelentes fotos, muitos desses prédios e habitações são construções do fim do século XIX e primeira metade do século XX.

    Gostaria de deixar aqui esclarecido um ponto. Não consigo compreender como podem( os nossos governantes e autoridades competentes) deixar destruír este patrímonio riquíssimo. Falo entre outros os que receberam o Prémio Valmor, e que foram destruídos na mesma, sem nenhuma reflexão.
    Estes bonítos exemplos de desrespeito, extendem-se por toda Lisboa, caso disso em:

    -Avenida da Liberdade
    -Avenida da Républica
    -Avenidas Novas

    Entre muitos outros.

    Só vem comprovar que muitos dos nossos governantes, não tem cultura artística infelizmente, mas sim a cultura da ganância.

    Para as pessoas interessadas por arquitectura e principalmente pelos prémios Valmor fica aqui um WEBSITE interessante:

    http://ulisses.cm-lisboa.pt

    Boa leitura e um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Provavelmente, tem toda a razão, Bic Laranja, mas eu já peço pouco; que,pelo menos, aproveitem essas belas fachadas e recuperem esses fantásticos azulejos...
    Existe é aquele problemão dos "ricos pobres"... que, a não ter solução, invalida todas as boas intenções...
    Cumpts.

    ResponderEliminar