domingo, 30 de agosto de 2009

Villas, as "Aldeias Alfacinhas"




Duas vilas operárias, na Rua Cidade da Horta, a Villa de Luiz José Nunes e a Vila Mendonça. "Aldeias Alfacinhas", como alguém as designou com toda a propriedade, uma vez que estes complexos habitacionais, que podemos situar entre 1870 - 1930, foram pensados para servir os camponeses que se tornaram operários...

5 comentários:

  1. Deveras interessante. Não conhecia, muito obrigada por partilhar. "Aldeias Alfacinhas" faz todo o sentido, embora cada zona da cidade pareça uma aldeia mesmo quando não está enquadrada numa pequena villa. Até mesmo os bairros são "aldeias":)

    ResponderEliminar
  2. De facto, nomeadamente porque, tal como numa aldeia, todos se conhecem, melhor ou pior. A diferença, nas Villas, é precisamente o facto de os seus habitantes serem (terem sido) efectivamente rurais/camponeses que vieram para a Cidade para trabalhar como operários... o que faz toda a diferença!...

    ResponderEliminar
  3. Vestígios de uma época que espero que venham a ser protegidos e recuperados.

    Mas visto o destino de algumas habitações em Lisboa, receio que venha a ser destruído e que Lisboa perca mais um bocado da sua identidade.

    Sim Ti Maria Benta, é verdade que muitos bairros lisboetas parecem mais "aldeias", tipo Alfama, Mouraria, Graça etc...
    E ainda bem é isso que faz um dos charmes da nossa bonita Lisboa.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Que boas recordações estas fotografias me trouxeram! Morei ao lado da Vila Mendonça e o meu melhor amigo morava na própria vila. O carro verde que se vê numa das imagens pertence ao pai dele. Grande parta da minha infância foi passada aqui.
    Hoje sou fotógrafo e encontrei este blog porque me lembrei de fazer uma "série" para uma possível exposição fotográfica em que mostrarei toda a zona da Estefânia, que me trás tantas recordações.

    Jónatas Luzia

    ResponderEliminar