domingo, 30 de agosto de 2009

Villas, as "Aldeias Alfacinhas"




Duas vilas operárias, na Rua Cidade da Horta, a Villa de Luiz José Nunes e a Vila Mendonça. "Aldeias Alfacinhas", como alguém as designou com toda a propriedade, uma vez que estes complexos habitacionais, que podemos situar entre 1870 - 1930, foram pensados para servir os camponeses que se tornaram operários...

6 comentários:

  1. Deveras interessante. Não conhecia, muito obrigada por partilhar. "Aldeias Alfacinhas" faz todo o sentido, embora cada zona da cidade pareça uma aldeia mesmo quando não está enquadrada numa pequena villa. Até mesmo os bairros são "aldeias":)

    ResponderEliminar
  2. De facto, nomeadamente porque, tal como numa aldeia, todos se conhecem, melhor ou pior. A diferença, nas Villas, é precisamente o facto de os seus habitantes serem (terem sido) efectivamente rurais/camponeses que vieram para a Cidade para trabalhar como operários... o que faz toda a diferença!...

    ResponderEliminar
  3. Vestígios de uma época que espero que venham a ser protegidos e recuperados.

    Mas visto o destino de algumas habitações em Lisboa, receio que venha a ser destruído e que Lisboa perca mais um bocado da sua identidade.

    Sim Ti Maria Benta, é verdade que muitos bairros lisboetas parecem mais "aldeias", tipo Alfama, Mouraria, Graça etc...
    E ainda bem é isso que faz um dos charmes da nossa bonita Lisboa.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Que boas recordações estas fotografias me trouxeram! Morei ao lado da Vila Mendonça e o meu melhor amigo morava na própria vila. O carro verde que se vê numa das imagens pertence ao pai dele. Grande parta da minha infância foi passada aqui.
    Hoje sou fotógrafo e encontrei este blog porque me lembrei de fazer uma "série" para uma possível exposição fotográfica em que mostrarei toda a zona da Estefânia, que me trás tantas recordações.

    Jónatas Luzia

    ResponderEliminar
  5. Fine Luxury Property is now one of the most established real estate websites in the world and the place to find Portuguese real estate. Portuguese properties and visitors come from all over the world in search of the best and luxurious properties in Lisbon, the capital of Portugal.

    ResponderEliminar