quarta-feira, 3 de junho de 2009

ELEVADOR DO LAVRA

Inaugurado em 19.04.1884, é o eléctrico mais antigo de Lisboa, classificado como Monumento Nacional.
Situa-se na Calçada do Lavra, ligando a Tr. do Forno do Torel ao largo da Anunciada.

11 comentários:

  1. Pois também liguei esse elétrico. Foi na última viagem a essa Lisboa que adoro. Logo desde acima a baixar pela calçada Santana até a Mouraria e colina arriba volta ao Castelo para chegar e descansar na rua dos Remedios e na Mesa de Frades ouvir Fado. Foi isso a pé e com uma cámara pequenina. Sozinhos, ela, eu... e Lisboa.
    beijão
    jaume

    ResponderEliminar
  2. Sempre me emociona o seu amor por Lisboa. Aposto que conhece melhor a nossa cidade do que muito português, mesmo dos que vivem/trabalham em Lisboa.
    Adoro essas passeatas a pé, a melhor forma de conhecer em pormenor qualquer sítio. Qdº voltar, vamos fazer um desses percursos, combinado?
    Tasca do Jaime? Conhece?
    Beijão
    OP

    ResponderEliminar
  3. Que Raiva me dá essas vossas conversas e eu sem poder estar aí convosco. Sortudos!!! Eu nem tempo tenho para viagens de carro, quanto mais a pé, que adoro, e então percorrer nossa cidade, e tomar uma boa bica no Nicola, que no meu tempo tinha um café de estalo, agora não sei. Bem lá mais para a frente mando ao diabo o trabalho, fecho a porta por uns dias, pego na minha Maria e aí vou por aí abaixo,ter convosco.Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Coragem, Américo! Cá vos esperamos!...
    P'ró café, a Imperial, o tinto e tudo regado com uns fadinhos, ora bem!...

    ResponderEliminar
  5. E uns tremoços, :-))))))))))))))).
    Adoro a nossa querida Lisboa e uma das suas imagens de marca, é claro, os elevadores centenarios, que infelizmente alguns pseudo-artistas terceiro mundistas não respeitam e acabam por fazer esses malditos rabiscos e graffitis.
    Adoro a primeira foto sim senhor, um amarelinho bem bonito e a segunda, parece que estamos na campanha mas estamos em plena cidade.
    Simplesmente uma das mais belas cidades do mundo. Sem dúvida nenhuma. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  6. Bem lembrado, os tremoços! Aqui, esqueci-me, mas não me iria esquecer, qdº pedisse a Imperial...
    Acerca dos pseudo-artistas e dos seus rabiscos que poluem a cidade de Lisboa e não só, tenho umas fotos que irei aqui colocar brevemente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Olá, ainda bem que trouxeste um dos elevadores de Lisboa que mais jeito dá para subir a uma das partes altas de Lisboa!
    Já agora, sab-se a origem do nome Lavra?
    Abraços
    Eu

    ResponderEliminar
  8. O Elevador do Lavra,
    Com mais de 120 anos de existência, é o elevador mais antigo da cidade de Lisboa; estabelece a ligação entre a rua Câmara Pestana e o Largo da Anunciada, numa extensão de 188 metros com uma inclinação média de 22,9%.

    O funicular foi contruído pelo engenheiro português Raul Mesnier du Ponsard(também responsável pela concepção dos elevadores da Glória, da Bica e de Santa Justa). E inaugurado a 19 de Abril de 1884.

    O Elevador do Lavra é propriedade da Companhia de Carris de ferro de Lisboa e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde Fevereiro de 2002.


    Para EU!!!
    A origem do nome LAVRA vem aqui,
    A calçada do Lavra teve como primeiro nome de Damião de Aguiar, desembragador e chanceler do reino, que teve palácio ao fundo da calçada e que, na qualidade de vereador da Câmara assinou o auto de entrega da cidade em 1580 a FilipeII. Uma sua filha ligou-se por casamento à casa de Pavolide para o qual passou a propriedade. No século XVIII um descendente de Manuel Lopes De Lavre, tesoureiro da raínha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, viveu ali e foi conhecido por Lavra. Com este nome foi alterada a designação da calçada.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Boa, amigo Fábio! Obrigada pela ajuda!
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Mto. obg. ao comentador Fábio por me ter esclarecido. E parabéns pela sua erudição!
    Abraços
    Eu

    ResponderEliminar
  11. Para mim é um grande prazer contribuír para este excelente BLOG.

    Obrigado MLisboa e Eu.

    Abraços.

    ResponderEliminar