segunda-feira, 15 de junho de 2009

O HOSPITAL DE ARROIOS

Inexplicável, o estado de degradação em que se encontra o Hospital de Arroios, ali ao Chile.
Um belo cartão de visita, não há dúvida!
Trata-se de um edifício histórico, que data do início do séc. XVIII, cuja construção foi financiada por D. Catarina de Bragança.
Ali funcionou um colégio de Jesuítas e seguidamente um convento de freiras Franciscanas.
Em finais do séc XIX, o Estado tomou conta do imóvel, passando então a funcionar ali o Hospital Rainha D. Amélia, destinando-se apenas à prevenção e tratamento da tuberculose; após a Implantação da República, passou a designar-se Hospital de Arroios; desactivado em 1993, encontra-se devoluto desde então e o estado é o que as fotos mostram.
A Igreja, que foi do convento, com entrada pela Rua Quirino da Fonseca, continua aberta ao culto, mas agora ao serviço da Capelania Ucraniana do Rito Bizantino Católico.
Será que este edifíco, património arquitectónico, que resistiu ao terramoto de 1755, conseguirá resistir à incúria e má memória dos homens?...

3 comentários:

  1. Pois é, faz doer a alma!
    Penso q. qd. foi desactivado a ideia erafazer dali um grande condomínio privado...mas não faço ideia pq. não teve continuidade.
    Terá sido vergonha?
    Hummmh!
    Sou uma optimista!
    inté
    Eu

    ResponderEliminar
  2. Vergonha!? HummmmmH! Isso é mesmo optimismo... se não, teriam vergonha do estado em que aquilo se encontra, não é?!

    ResponderEliminar
  3. sim e uma vergonha deitarem a baixo imoveis antigos com historia para fazerem condominios...e gastar mais dinheiro a construirem hospitais quando se podia aproveitar este.E uma pena esta lisboa com tanta coisa linda ao desmazelo

    ResponderEliminar